Escolha uma Página

O que estou prestes a dizer aqui poderá parecer nojento, mas se você quiser manter as características para as quais suas roupas de neve foram fabricadas, esse é o único jeito…

“Em Roma, como os Romanos”. Na montanha, como os locais. Aquelas pessoas que passam semanas, talvez meses esquiando todas as temporadas, os “locais”, têm a tendência de não lavar com muita frequência as camadas externas das suas roupas de snowboard / ski.

Entenda-se aqui como camadas externas as calças e jaquetas (shell / insulated). Essas camadas que não ficam em contato direto com a pele não precisam ser lavadas a cada 5 dias como nós Brasileiros sempre fazemos.

As camadas interiores (base layers – segunda pele – mid layers – fleece – meias, etc) estas devem sim ser lavadas com frequência como se fossem roupas do dia a dia.

Por que não lavar calças e jaquetas com tanta frequência? Simples, porque o processo de lavagem vai danificando o tecido impermeável, principalmente os tecidos mais “tecnológicos” como Gore-tex.

O material (tecido) apropriado para a prática do snowboarding é aquele que repele a água, impede a entrada do vento e permite que o calor gerado pelo corpo se dissipe com facilidade (respire).

Uma roupa muito quente ou que não “respire” faz seu corpo suar, o suor resfria a pele e você acaba passando mais frio do que se estivesse usando menos roupas. Tecidos mais adequados e menos camadas muitas vezes significam mais conforto e mais mobilidade, sem necessariamente passar frio.

Porém, essas roupas são caras e não lavar nem sempre é uma opção, seja porque você tem mania de limpeza ou porque seu corpo não cheira tão bem quanto você gostaria, nesse caso a solução é lavar a seco em alguma lavanderia industrial e depois aplicar produtos que devolvem boa parte da impermeabilidade do tecido.

Existem várias marcas no mercado, procure em sua próxima viagem e leve de volta para o Brasil.

Nikwax

ScotchGard

Granger’s

Arc’Teryx

Em resumo, se sua calça / jaqueta não estiver cheirando mal, não estiver excessivamente suja (barro / poeira), é melhor apenas guardar e usar na próxima temporada e até ela se desintegrar.

Eu sei, vocês não vão seguir meu conselho, vão lavar essas roupas a cada 5 dias, comprar novas a cada viagem e esse post só vai ter servido pra pensarem que sou uma pessoa sem higiene… Ok, I can live with that!

Cheers!